Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/474P39S
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2022/06.15.12.58   (acesso restrito)
Última Atualização2022:06.20.17.55.56 (UTC) lattes
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2022/06.15.12.58.33
Última Atualização dos Metadados2023:01.03.16.52.55 (UTC) administrator
DOI10.34024/revbea.2022.v17.12969
ISSN1981-1764
Rótulolattes: 7492853195439690 4 ÁvilaToniMaciBran:2022:PrCiCi
Chave de CitaçãoÁvilaToniMaciBran:2022:PrCiCi
TítuloAvaliação de um processo de coprodução de conhecimento e engajamento de atores a partir de ferramentas da Educação Ambiental: práxis e ciência cidadã
Ano2022
Data de Acesso18 maio 2024
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho613 KiB
2. Contextualização
Autor1 Ávila, Roseli de Freitas
2 Toniolo, Maria Angelica
3 Maciel, Lidiane
4 Branco, Evandro Albiach
Grupo1
2
3
4 DIIAV-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
2 Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
3 Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 roseli.freitas.avila@gmail.com.
2 angelica.toniolo@univap.br
3 lidiane.maciel@univap.br
4 evandro.albiach@inpe.br
RevistaRevista Brasileira de Educação Ambiental
Volume17
Número3
Páginas371-391
Histórico (UTC)2022-06-20 17:55:57 :: lattes -> administrator :: 2022
2023-01-03 16:52:55 :: administrator -> simone :: 2022
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveEducação Ambiental
CiênciaCidadã
Pedagogia daPráxis
Participação.Environmental Education
Citizen Science
Pedagogy of Praxis
Participation
ResumoEste artigo apresenta uma análise sobre o processo formativo de um grupo de atores interessados na temática da Gestão dos Recursos Hídricos no estado de São Paulo, em especial, na Bacia do Paraíba do Sul. Tem como conceitos orientadores a pedagogia da práxise a ciência cidadã. A metodologia é qualitativa e fundamenta-se emdiferentes estratégias de pesquisa de campo. O intuito maior, além de analisar o processo formativo, éverificar a alteração da percepção ambiental dos atores participantes de umcurso. Conclui-se que a experiência formativa oferecida pelo curso, fundada em metodologias participativas, produz efeitos positivos no engajamento dos atores envolvidos nos territórios de interesse. ABSTRACT: This article presents an analysis of the learningprocess of a group of actors interested in the theme of Water Resources Management in the State of São Paulo, especially in the Paraíba do Sul Basin. Its guiding concepts are the pedagogy of praxis and citizen science. The methodology is qualitative and isbased on different field research strategies. The main purpose, in addition to analyzing the learningprocess, was to verify the change in the environmental perception ofthe actors participating in the course. The conclusion isthat the educationalexperience offered by the course, based on participatory methodologies, produces positive effects in the engagement of actors involved in the territories of interest.
ÁreaCST
Arranjourlib.net > Produção a partir de 2021 > CGCT > Avaliação de um...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvodocument (6).pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/46KUATE
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2022/04.03.22.23 2
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination e-mailaddress format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition notes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar